MULTIPLICIDADE DE VOZES: QUATRO PROPOSTAS DE LEITURA DE “CASA TOMADA”, DE CORTÁZAR

Autores/as

Palabras clave:

gótico, análise estrutural da narrativa, dimensão estético-política, teoria da recepção

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar el cuento "Casa Tomada" (1946) de Julio Cortázar a la luz de las teorías literarias del gótico, basándose en Fred Botting, el estructuralismo barthesiano, la estética política de Rancière y los estudios de recepción de Jauss. Basándose en el análisis de Botting (2005), se argumenta que la presencia de elementos como la transgresión de valores e instituciones tradicionales sugiere que Cortázar empleó intencionalmente la estética gótica como recurso literario, de manera que "Casa Tomada" puede considerarse un cuento gótico. A continuación, se contrastan las perspectivas de Barthes (2011) y Rancière (2005), abordando, respectivamente, el análisis estructural de la narrativa y la expresión de los conflictos sociopolíticos en Argentina en el período de su publicación. Finalmente, se utiliza la teoría de Jauss (1994) para examinar el horizonte de expectativas del lector y su importancia en la recepción e interpretación de una obra. De este modo, considerar la recepción del cuento en cuestión significa no descuidar su contexto de producción.

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Biografía del autor/a

Marinna Silva Santos, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2024) e licenciada em Letras - Português/Inglês pela mesma instituição (2024). Especialista em Direito de Família pela Universidade Candido Mendes (2020) e em Direito Penal pela Faculdade Damásio (2019). Graduada em Direito pela Faculdade de Talentos Humanos (2017). Desenvolve pesquisa nas áreas de Poesia Brasileira, Direitos Humanos e Educação. Bolsista Capes/CNPq.

Flávia Andrea Rodrigues Benfatti, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em parceria com a Duke University (Estados Unidos - 2021) tendo recebido o "Prêmio Mulheres Pesquisadoras da UNESP" em 2022 pela pesquisa. É doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo-USP (2013), mestre em Teoria Literária pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2005) e graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual Paulista. Professora Associada II da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGELIT). Atua nos seguintes temas: gênero, raça/etnia, sexualidades, identidades, narrativas ficcionais e autobiográficas, estudos coloniais, pós-coloniais e decoloniais e literatura underground (beat generation). Pesquisadora do grupo de pesquisa Gênero e Raça da UNESP de São José do Rio Preto - SP. É líder do grupo de estudos e de pesquisa (GERS - UFU) registrado no diretório de pesquisa do CNPq, desenvolvendo projeto intitulado As Opressões Patriarcais e a Decolonização de Gênero, Raça e Sexualidades na Literatura da América Latina" e vice líder do grupo de pesquisa Marginália Decolonial.

Publicado

2024-12-31

Cómo citar

SILVA SANTOS, Marinna; ANDREA RODRIGUES BENFATTI, Flávia. MULTIPLICIDADE DE VOZES: QUATRO PROPOSTAS DE LEITURA DE “CASA TOMADA”, DE CORTÁZAR. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 43, 2024. Disponível em: http://200.129.40.241/revletras/article/view/94348. Acesso em: 23 feb. 2025.