MULTIPLICIDADE DE VOZES: QUATRO PROPOSTAS DE LEITURA DE “CASA TOMADA”, DE CORTÁZAR

Authors

Keywords:

gótico, análise estrutural da narrativa, dimensão estético-política, teoria da recepção

Abstract

This article aims to analyse the short story "Casa Tomada" (1946), by Julio Cortázar, from the perspective of Fred Botting's gothic literary theory, with contributions from Barthes' structuralism, Rancière's political aesthetics and Jauss' reception studies. Based on Botting (2005) we adopt the argument that elements such as values transgression and defiance towards traditional institutions suggests that Cortázar intentionally employed gothic aesthetics as a literary resource, and therefore "Casa Tomada" can be considered a gothic tale. We also counterpose the perspectives from Barthes (2011) and Rancière (2005), in regards to structural analysis of narrative and the expression of sociopolitical conflict in the Argentina of Cortázar's time. Jauss' (1994) theory is used in order to examine the reader's horizon of expectations and its importance in the reception and interpretation of a written work. In such a sense, to look at the short story's reception means not to neglect the context of its production.

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Author Biographies

Marinna Silva Santos, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2024) e licenciada em Letras - Português/Inglês pela mesma instituição (2024). Especialista em Direito de Família pela Universidade Candido Mendes (2020) e em Direito Penal pela Faculdade Damásio (2019). Graduada em Direito pela Faculdade de Talentos Humanos (2017). Desenvolve pesquisa nas áreas de Poesia Brasileira, Direitos Humanos e Educação. Bolsista Capes/CNPq.

Flávia Andrea Rodrigues Benfatti, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em parceria com a Duke University (Estados Unidos - 2021) tendo recebido o "Prêmio Mulheres Pesquisadoras da UNESP" em 2022 pela pesquisa. É doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo-USP (2013), mestre em Teoria Literária pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2005) e graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual Paulista. Professora Associada II da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGELIT). Atua nos seguintes temas: gênero, raça/etnia, sexualidades, identidades, narrativas ficcionais e autobiográficas, estudos coloniais, pós-coloniais e decoloniais e literatura underground (beat generation). Pesquisadora do grupo de pesquisa Gênero e Raça da UNESP de São José do Rio Preto - SP. É líder do grupo de estudos e de pesquisa (GERS - UFU) registrado no diretório de pesquisa do CNPq, desenvolvendo projeto intitulado As Opressões Patriarcais e a Decolonização de Gênero, Raça e Sexualidades na Literatura da América Latina" e vice líder do grupo de pesquisa Marginália Decolonial.

Published

2024-12-31

How to Cite

SILVA SANTOS, Marinna; ANDREA RODRIGUES BENFATTI, Flávia. MULTIPLICIDADE DE VOZES: QUATRO PROPOSTAS DE LEITURA DE “CASA TOMADA”, DE CORTÁZAR. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 43, 2024. Disponível em: http://200.129.40.241/revletras/article/view/94348. Acesso em: 23 feb. 2025.