MULTIPLICIDADE DE VOZES: QUATRO PROPOSTAS DE LEITURA DE “CASA TOMADA”, DE CORTÁZAR

Autores

Palavras-chave:

gótico, análise estrutural da narrativa, dimensão estético-política, teoria da recepção

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o conto "Casa Tomada" (1946), de Julio Cortázar, à luz das teorias literárias do gótico, com base em Fred Botting, do estruturalismo barthesiano, da estética política de Rancière e dos estudos de recepção de Jauss. Com base na análise de Botting (2005), argumenta-se que a presença de elementos como a transgressão de valores e das instituições tradicionais sugere que Cortázar intencionalmente empregou a estética gótica como recurso literário, de forma que “Casa Tomada” pode ser considerado um conto gótico. Em seguida, as perspectivas de Barthes (2011) e Rancière (2005) são contrapostas, abordando, respectivamente, a análise estrutural da narrativa e a expressão dos conflitos sociopolíticos na Argentina no período de sua publicação. Por fim, a teoria de Jauss (1994) é utilizada para examinar o horizonte de expectativas do leitor e sua importância na recepção e interpretação de uma obra. Dessa forma, olhar para a recepção do conto em questão significa não negligenciar seu contexto de produção.

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Biografia do Autor

Marinna Silva Santos, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2024) e licenciada em Letras - Português/Inglês pela mesma instituição (2024). Especialista em Direito de Família pela Universidade Candido Mendes (2020) e em Direito Penal pela Faculdade Damásio (2019). Graduada em Direito pela Faculdade de Talentos Humanos (2017). Desenvolve pesquisa nas áreas de Poesia Brasileira, Direitos Humanos e Educação. Bolsista Capes/CNPq.

Flávia Andrea Rodrigues Benfatti, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em parceria com a Duke University (Estados Unidos - 2021) tendo recebido o "Prêmio Mulheres Pesquisadoras da UNESP" em 2022 pela pesquisa. É doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo-USP (2013), mestre em Teoria Literária pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2005) e graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual Paulista. Professora Associada II da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGELIT). Atua nos seguintes temas: gênero, raça/etnia, sexualidades, identidades, narrativas ficcionais e autobiográficas, estudos coloniais, pós-coloniais e decoloniais e literatura underground (beat generation). Pesquisadora do grupo de pesquisa Gênero e Raça da UNESP de São José do Rio Preto - SP. É líder do grupo de estudos e de pesquisa (GERS - UFU) registrado no diretório de pesquisa do CNPq, desenvolvendo projeto intitulado As Opressões Patriarcais e a Decolonização de Gênero, Raça e Sexualidades na Literatura da América Latina" e vice líder do grupo de pesquisa Marginália Decolonial.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

SILVA SANTOS, Marinna; ANDREA RODRIGUES BENFATTI, Flávia. MULTIPLICIDADE DE VOZES: QUATRO PROPOSTAS DE LEITURA DE “CASA TOMADA”, DE CORTÁZAR. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 43, 2024. Disponível em: http://200.129.40.241/revletras/article/view/94348. Acesso em: 22 fev. 2025.