O Confessional para além do íntimo: luto como efeito estético na escritura de Virginia Woolf / The Confessional beyond the intimate: mourning as aesthetical effect in Virginia Woolf’s writing

Autores

  • Laéria Beserra Fontenele Universidade Federal do Ceará
  • Larissa Arruda Aguiar Alverne Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-3804-9868
  • Nadiá Paulo Ferreira Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.11.1.2020.10

Resumo

Propomo-nos, a partir de dados obtidos em estudos antes realizados, a discorrer sobre algumas das marcas do universo literário de Virgínia Woolf. Para tanto, levaremos em consideração uma particularidade de sua escritura: a recorrente e impactante presença da morte em sua narrativa, a qual revelou-se ser o índice de um modo de defesa frente ao encontro com o real. Considera-se que o caráter confessional de sua escritura assume uma forma e função inédita na literatura moderna, não podendo ser entendido a não ser em referência à dificuldade experimentada pela escritora em enfrentar os lutos sucessivos de familiares e pessoas que lhe eram queridas, o que a levou a se fazer valer da criação como forma de auxílio à lida com a dimensão inassimilável dessas perdas. Ao contrário de outras narrativas de caráter confessional, que primam pela produção da atmosfera do íntimo, defendemos que a sua  produz, diferentemente, no leitor, o luto como efeito estético, contaminando-o com o sem sentido da existência.

 

Palavras chaves: Literatura; Psicanálise; Virgínia Woolf, morte, real.

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Biografia do Autor

Larissa Arruda Aguiar Alverne, Universidade Federal do Ceará

Graduada e mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

Referências

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

Fontenele, L., Alverne, L. A. A., & Ferreira, N. (2020). O Confessional para além do íntimo: luto como efeito estético na escritura de Virginia Woolf / The Confessional beyond the intimate: mourning as aesthetical effect in Virginia Woolf’s writing. Revista De Psicologia, 11(1), 136–145. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.11.1.2020.10

Edição

Seção

Estudos Teóricos