De Débord a Godard
o anti-cinema em Aqui e Acolá (1976)
Abstract
O conceito de “desvio” (détournement) foi apresentado por Guy Débord e Gil Wolman no texto “Um guia prático para o desvio” (Mode d’emploi du détournement), publicado originalmente no jornal belga surrealista Les Lèvres Nues #8, no ano de 1956. O ponto central do texto é de que a herança literária e artística da humanidade deveria ser usada para objetivos propagandísticos de guerrilha. O presente artigo pretende discutir como o conceito de “desvio” (détournement) dialoga com a obra “Aqui e Acolá” (Ici et Ailleurs, 1976), filme de Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville, com base nos arquivos do filme inacabado “Até a Vitória” (Jusqu'à la victoire) do Grupo Dziga Vertov, coletivo de cineastas criado por Jean-Luc Godard e Jean-Pierre Gorin. Para analisar tal relação, pretende-se explicar o conceitos utilizado e comparar a teoria desenvolvida por Débord com o filme Aqui e Acolá, apontando as semelhanças entre os dois.
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