Visibilidades Queer no cinema e resistências ao poder

a genealogia como possibilidade metodológica na análise do New Queer Cinema

Autores/as

  • André Luiz dos Santos Paiva UFRN

Resumen

O presente artigo propõe uma possibilidade teórico-metodológica para a análise das obras do New Queer Cinema em perspectiva transdisciplinar. Expõe-se como ocorreu a emergência das políticas e estudos queer e como esse campo apropriou-se do cinema enquanto ferramenta política. Discute-se como a análise das obras que emergem nesse contexto do cinema exige outras formas de análise. Discute-se as possibilidades que o pensamento foucaultiano, da arqueologia à genealogia, podem trazer às análises das obras fílmicas do New Queer Cinema. Conclui-se que a genealogia foucaultiana no encontro com uma metodologia queer possibilita o questionamento epistemológico de lógicas binárias na produção dos saberes.

Biografía del autor/a

André Luiz dos Santos Paiva, UFRN

Doutor em Filosofia e Mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Graduado em Psicologia na Universidade Potiguar - UnP e Especialista em Psicologia Social pela Faculdade Cidade Verde - FCV. Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea - PPGEduC da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Concentra interesses de pesquisa nas áreas de estudos de gênero, sexualidades e queer.

Publicado

2021-07-31

Cómo citar

Paiva, A. L. dos S. (2021). Visibilidades Queer no cinema e resistências ao poder: a genealogia como possibilidade metodológica na análise do New Queer Cinema. Passagens: Periódico Del Programa De Posgrado En Comunicación De La UFC, 12(1), 188–206. Recuperado a partir de http://200.129.40.241/passagens/article/view/68060

Número

Sección

Dossiê Semiótica e Culturas da Comunicação