A Poética do assombro

As mulheres em contos de Poe

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Résumé

Este artigo pretende, por meio de uma leitura do texto crítico “A filosofia da composição” de Edgar Allan Poe (1809-1849), analisar três contos deste autor, nos quais as personagens femininas são componentes fulcrais da história e da trama. Os contos analisados são “Berenice”, “Ligeia” e “Morella”. Almeja-se, também, considerar, à luz do texto teórico, o modo como Poe compôs essas obras. Além de, é claro, investigar a poética do autor e a maneira como as personagens femininas aparecerem inseridas nela. Nas palavras de Baudelaire (1999, p. 16): “E suas mulheres, todas luminosas e doentes, morrendo de doenças estranhas e falando com uma voz que parece uma música, são ele ainda; ou pelo menos [...] participam fortemente da natureza de seu criador.” Observa-se, assim, a maestria do autor americano ao construir suas narrativas breves. Edgar Allan Poe, por meio do pleno domínio de suas proposições teóricas, faz de seus contos um laboratório para a experimentação de novas técnicas e para a construção de efeitos de sentido. Ademais, frisa-se a reiteração dos recursos preferidos do autor, como a repetição, as epígrafes retomadas no interior da narrativa por meio de diálogos e digressões narrativas bem como a simbologia de nomes. O autor tece detalhadamente os contos estudados; ele enlaça as personagens num enredo cuidadosamente construído, fazendo com que esses seres de papel, poliédricos e especulares, possam ser lidos como facetas do próprio artífice atormentado.

Biographie de l'auteur

Sérgio Gabriel Muknicka, UNESP FCLAr

Sérgio Gabriel Muknicka a eu son Master en 2017 en Études Littéraires à l’Universidade Estadual Paulista (UNESP - Araraquara), où actuellement il finit son doctorat. Depuis 2018, il travaille comme professeur dans les matières « Langue française », « Théâtre français », « Traduction française » et « Pratique orale en langue française » au Département des langues vivantes de la Faculté des Sciences et Lettres – UNESP, Campus d’Araraquara. Il travaille avec des langues étrangères modernes et de la littérature étrangère moderne (italienne/française/brésilienne/portugaise).

Comme sujets d’études et de recherches, l'on pourrait souligner: le récit italien du XXe siècle, le récit italien du XIXe siècle, le conte italien, le théâtre italien, le théâtre français, la traduction littéraire, le personnage. Il fait partie des groupe d’études: « Grupo de Estudos da Narrativa » (GEN, CNPq) et « A Literatura do Final do Século XIX: o Simbolismo, seus antecedentes e repercussões » (CNPq), basés sur FCL-UNESP-Araraquara.

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Publiée

2020-07-27