Cronotopos em Los Pequeños Seres de Salvador Garmendia
Abstract
O presente artigo é um estudo sobre a obra literária Los Pequeños Seres (1959), do escritor venezuelano Salvador Garmendia. O texto do autor enfatiza o ser em crise, o habitante da cidade complexa e o aspecto urbano da cidade. A partir disso, busca-se refletir a representação do espaço e do tempo (passado e presente) na referida obra, por meio do conceito de Cronotopo de Mikhail Bakhtin. Como resultado, têm-se a relação entre os conflitos sociais e individuais de Mateo Martán, protagonista da obra, apresentados esteticamente através de fluxos de consciência e autorreflexividade potencializada pela relação entre o tempo-espaço e o pequeño ser. Através das teorias de autores como Bachelard, Bourneuf, Ouellet, Brandão, Churión, Dimas, Fernandes, Jaramillo, Lukács, Wellek e Warren buscar-se-á analisar e refletir sobre a relação da cidade com os cidadãos e os espaços habitados desde a infância, com o intuito de comprender melhor a personalidade e atuação de Mateo Martán na narrativa.
Palavras-chave Cronotopo. Cidade. Ser. relação espaço-temporal.