Brevidades sobre o multifacetado Imbert
Resumo
O modo fantástico é, seguramente, uma das formas mais válidas de aproximação com o cotidiano, uma vez que seus artifícios narrativos possibilitam leituras diversas do real reconhecível. Pensando a partir dessa consideração, a proposta desse trabalho é transitar pela obra do argentino Enrique Anderson Imbert, considerando duas frentes: a produção literária e a crítica. Para tanto, os livros que servirão de base para esse escrutínio são, na vertente crítico-teórica, Teoría y técnica del cuento (1979) e El realismo mágico y otros ensayos (1976); na segunda linha foram selecionados El grimorio (1961), La locura juega ajedrez (1971) e a antologia El leve Pedro (1976). Esse recorte tem como justificativa o fato do objetivo dessa pesquisa ser a verificação dos elementos constituintes da narrativa imbertiana, dando ênfase aos que configuram a categoria estética. Dentro desse escrutínio serão ressaltados os seguintes aspectos: a duplicação interna e a brevidade, bem como os sentidos suscitados dentro do modo fantástico.
Palavras-chave
Fantástico. Enrique Anderson Imbert. Duplicação interna. Brevidade.