RASTROS DE INOMINADOS. ARTE NARRATIVA E FANTASIA OBJETIVA EM VESTÍGIOS, DE ERNST BLOCH

Autores/as

  • Miguel Vedda

DOI:

https://doi.org/10.30611/2021n21id70899

Palabras clave:

arte narrativa, Resistência, Sociedade futura

Resumen

O artigo situa tematicamente e evidencia a atualidade da obra Vestígios (Spuren) de Ernst Bloch. Escrita de modo narrativo, nesta obra podem ser percebidas afinidades com autores como J. L. Borges, W. Benjamin, S. Krakauer ou mesmo G. Lukács. É por meio de contos que Bloch indica para a importância daquilo que é exterior e desconhecido ao sujeito, ou seja, daquilo que não se adequa a uma ratio sistematizadora, para a formação e transformação do próprio sujeito e da sociedade. São histórias que, por seus conteúdos excedentes, levam para além das narrativas em si, resistindo à manipulação mercadológica. Vestígios de tesouros utópicos e conteúdos emancipatórios que questionam a validez do mundo tal como ele se apresenta, sugerindo a superação da miséria real e do trabalho alienado, causados pela manipulação ideológica e a exploração material. Sinais de outro mundo possível, de outro paradigma de vida e sociedade: mais adequadas às potencialidades pessoais e sociais do que aquelas oferecidas pela sociedade capitalista. Ampliam-se, assim, as possibilidades de luta e de superação dos osbstáculos que impedem o desenvolvimento de potenciais já latentes no ser humano e na sociedade. (Resumo elaborado pelos editores).

Citas

ADORNO, Theodor W. El curioso realista. In: Notas sobre literatura. Obra completa, 11. Traducción de Alfredo Brotons Muñoz. Madrid: Akal, 2003, p. 372-392.

AGARD, Olivier. Les éléments d’autobiographie intellectuelle. In: DESPOIX, Philippe y SCHÖTTLER, Peter (comps.), Siegfried Kracauer. Penseur de l’histoire. París, Montréal: Maison des Sciences de L’Homme, 2008, p. 141-163.

BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schriften V. Das Passagen-Werk. Ed. por Rolf Tiede-mann y Hermann Schweppenhäuser con la colaboración de Theodor W. Adorno y Gershom Scholem. 2 vols. Frankfurt/M: Suhrkamp, 1991.

BLOCH, Ernst. El principio esperanza [1954-1959]. Trad. de Felipe González Vicén. Vol. I. Madrid: Aguilar, 1977.

BLOCH, Ernst. Tübinger Einleitung in die Philosophie. Frankfurt/M: Suhrkamp, 1996.

BLOCH, Ernst. Spuren. Frankfurt/M: Suhrkamp, 2000.

BLOCH, Ernst. Huellas [1930]. Pról. de José Jiménez. Trad. y notas de Miguel Salmerón. Madrid: Alianza, 2005.

BORGES, Jorge Luis. Obras completas I (1923-1949). Buenos Aires: Emecé, 2007.

BUTZER, Günter. MedienRevolution. Zum utopischen Diskurs in den Meidentheorien Kracauers und Benjamins. In: GRUNERT, Frank y KIMMICH, Dorothee (eds.), Denken durch die Dinge. Siegfried Kracauer im Kontext. Múnich: Fink, 2009, p. 153-168.

CORTÁZAR, Julio. Cuentos completos/1. Buenos Aires: Punto de Lectura, 2004.

GILOT, François; LAKE, Carlton. Leben mit Picasso. Zúrich: Diogenes, 1982.

HORSTER, Detlef. Bloch zur Einführung. 6a ed., totalm. revisada. Hamburgo: Junius, 1987.

KRACAUER, Siegfried. Werke. Ed. de Inka Mülder-Bach e Ingrid Belke. Vol. 7: Romane und Erzählungen. Ed. por Inka Mülder-Bach con la colab. de Sabine Biebl. Frankfurt a/M: Suhrkamp, 2004.

KRACAUER, Siegfried. Los empleados [1930]. Trad., postfacio y notas de Miguel Vedda. Barcelona: Gedisa, 2008.

LUKÁCS, György [1923]. Historia y conciencia de clase. Trad. de Manuel Sacristan. 2 vols. Buenos Aires: Hyspamérica, 1985.

MÜNSTER, Arno. Utopie, Messianismus und Apokalypse im Frühwerk von Ernst Bloch. Frankfurt/M: Suhrkamp, 1982.

MÜNSTER, Arno. Ernst Bloch. Eine politische Biographie. Darmstadt: WBG, 2004.

MÜNSTER, Arno. (ed.). Tagträume vom aufrechten Gang. Sechs Interviews mit Ernst Bloch. Frankfurt/M: Suhrkamp, 1977.

ZUDEICK, Peter. Der Hintern des Teufels. Ernst Bloch – Leben und Werk. Moos & Ba-den-Baden: Elster, 1987.

Publicado

2021-04-30

Número

Sección

Dossiê Ernst Bloch