Complexidades:
Operacionalidades visuais – imagem / criatividade
DOI:
https://doi.org/10.36517/vazppgartesufc2020.1.5Palavras-chave:
Imagem, Projeção, Ecrã, Tecnologia, Processo ArtísticoResumo
Partindo do princípio de que vivemos numa civilização que se funda essencialmente na imagem, verifico que quanto mais me debruço sobre a noção de imagem e dos aparatos através do quais ela se faz aparecer mais me apercebo das inovações técnicas que auxiliam à sua construção – nomeadamente através de projeções e ecrãs –, mais relevância atribuo à contribuição das definições quer de Heraclito quer de Platão, em que as imagens são sombras, e por sombra se tem a figuração do outro através do mesmo. O termo imagem deixa de evocar apenas uma representação visual para se apoiar numa semelhança, tornando a imagem num objeto – seguindo um outro que ela representa de acordo com algumas leis particulares – onde estas facilmente se convertem em artefactos audiovisuais. Dessa forma influenciam nos processos de criação, orientando toda uma gramática visual fazendo depender a obra da surpresa e da intriga.