Elaboração e inserção de jogos sérios em cursos autoinstrucionais na área de Odontologia: relato de experiência da equipe pedagógica da UNA-SUS/UFMA
Palavras-chave:
Educação a distância, Jogos de vídeo, Materiais de ensinoResumo
Introdução: Os jogos computacionais, antes restritos às atividades de entretenimento, têm alcançado novos espaços como importantes ferramentas na educação em saúde. Assim, o objetivo deste relato foi descrever o processo de elaboração e inserção de jogo educativo sério (serious game), denominado Dental Case, como recurso educacional em cursos autoinstrucionais na área de Odontologia. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo, do tipo relato de experiência, proveniente das reflexões vivenciadas pela equipe pedagógica da UNA-SUS/UFMA durante a elaboração do Dental Case. Resultados: Após a leitura dos materiais de base do curso e a identificação do tema, foram elaborados o roteiro e os itens de avaliação, seguidos dos elementos gráficos do jogo. O Dental Case foi programado em uma plataforma exclusiva para hospedagem de jogos produzidos pela UNA-SUS/UFMA e disponibilizado aos alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Conclusão: Os jogos sérios podem ser adaptados como estratégia de gamificação, promovendo motivação, engajamento e aprendizado. A experiência de desenvolvimento dos Dental Cases tem envolvido profissionais da UNA-SUS/UFMA de diversas áreas do conhecimento e promovido aprendizado aos envolvidos por meio do compartilhamento de diferentes conhecimentos e pontos de vista.
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