Concepção de um jogo sério baseado no Design Participativo para educação em higiene bucal de crianças
DOI:
https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n1.2020.re3Palavras-chave:
Jogos de vídeo, Educação em saúde, Aplicativos móveisResumo
Objetivo: O objetivo deste artigo é descrever o processo de concepção de um jogo sério, o Oral Health Kids, desenvolvido para educar em higiene bucal infantil mediante a participação de pais ou responsáveis. Método: O jogo foi desenvolvido pelo método do Design de Interação Participativo Centrado no Usuário, ou Design Participativo (DP), de Preece, Rogers e Sharp (2013), e contou a participação de uma equipe multidisciplinar que envolveu um dentista, um desenvolvedor de software, um ilustrador e educadores. O protótipo foi usado e testado por dez professoras da educação infantil. Foi desenhado para o público infantil, entre quatro e sete anos. Resultados: O jogo possui duas áreas: a da criança e a do seu responsável. Tem um enredo baseado no universo infantil, quatro fases progressivas de evolução e motivação intrínseca tanto para crianças quanto para pais, história em quadrinhos, avatares e material educativo disponibilizado aos responsáveis sobre saúde e higiene bucal à proporção que a criança acumula pontos para avançar de fase. Conclusão: O jogo sério apresentado indica viabilidade, material pedagógico apropriado e demonstrou ser uma ferramenta que, com os devidos ajustes e implementações apresenta-se como uma opção auxiliar de educação em saúde.
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