Efeitos da narrativa epistolar em histórias de horror: de Drácula aos videogames de Survival Horror

Autores

  • Adriana Falqueto Lemos Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Santa Teresa

Resumo

Objetiva-se traçar um breve panorama da escrita epistolar como instrumento de criação de efeito gótico na narrativa do romance Drácula, de Bram Stoker, para desenvolver uma discussão sobre como esse efeito vem sendo produzido em narrativas de jogos das franquias de videogames do gênero de Survival Horror como Resident Evil 4 (2005) e Fatal Frame (2001). Metodologicamente, a pesquisa é empreendida pela revisão bibliográfica do gênero literário gótico e de suas características – no que tange à escrita epistolar e análise de corpus, tanto composto pelo romance Drácula quanto por imagens e trechos das mensagens dos jogos em questão. Essa abordagem se sustenta graças às contribuições da História Cultural defendidas por Roger Chartier (2002), na perspectiva de que os indícios materiais dos objetos culturais devem ser abarcados nas análises sobre as leituras empreendidas pelos leitores. Conclui-se, após revisão e análises empreendidas, que os efeitos provocados pela fragmentação narrativa causada pelo uso de registros escritos e de falas gravadas encontrados pelos jogadores em ambos os jogos paralelizam os efeitos que são provocados pelo trabalho de Stoker na construção do romance Drácula.

Biografia do Autor

Adriana Falqueto Lemos, Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Santa Teresa

Doutora em Letras pela Ufes. Professora de Inglês no Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Santa Teresa

Referências

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Jogos:

RESIDENT Evil 4, Capcom. PlayStation 2, 1 DVD, 2005.

FATAL Frame, Tecmo. PlayStation 2, 1 DVD, 2001.

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Publicado

2019-10-28

Edição

Seção

Estudos Literários