O ENSAIO BARROCO E NEOBARROCO
Resumo
O presente artigo pretende, em um primeiro momento, apresentar como o período seiscentista voltou a ganhar um destaque positivo principalmente na década de 1920 e apontar alguns possíveis desdobramentos de tal recuperação. Em um segundo momento, dialogaremos com aquilo que se denominou ensaio neobarroco, que ao se propor compreender a literatura do século XX, percebeu que havia uma relação estreita entre esta e aquilo que comumente se denomina Barroco. Ao mesmo tempo, daremos um importante destaque ao pensamento latino-americano, que buscou uma aproximação diferenciada com o período seiscentista e revisitou o Barroco como uma forma de explicar a própria formação da América Latina. Serão destacados os trabalhos de Severo Sarduy e José Lezama Lima a partir de uma lógica de diferenciação, visto que ao longo do século XX buscou-se preferencialmente uma aproximação entre as teorias dos dois autores. Analisaremos o caso do barroco brasileiro e o diálogo deste não apenas com a teoria latino-americana, bem como com os trabalhos de críticos como Gilles Deleuze.
Referências
ADORNO, Theodor. Notas sobre literatura. Madri: Akal, 2003
ALONSO, Dámaso. Estudios y ensayos gongorinos. Madri: Gredos, 1970
ARARIPE JÚNIOR, Tristão de Alencar. Teoria, crítica e história literária. São Paulo: EDUSP, 1978
ÁVILA, Affonso. O lúdico e as projeções do mundo barroco. São Paulo: Perspectiva, 1971
_____________. “Viva Haroldo – Viva Gregório”. In CAMPOS, Haroldo. O sequestro do barroco na Formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Matos. São Paulo: Iluminuras, 2011
____________. Circularidade da ilusão. São Paulo: Perspectiva, 2004
_____________. O poeta e a consciência crítica. São Paulo: Perspectiva, 2008
BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. São Paulo: Autêntica, 2011
BAUDELAIRE, Charles. Curiosités esthétiques. Paris: Arvensa, 2014
CAMPOS, Haroldo. O sequestro do barroco na Formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Matos. São Paulo: Iluminuras, 2011
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2013
DELEUZE, Gilles. A dobra. Leibnz e o Barroco. São Paulo: Papirus, 2005
ECHEVERRÍA, Bolívar. La modernidad de lo barroco. Buenos Aires: Ediciones Era, 1998
ELIOT, T. S. The varieties of metaphysical poetry. Londres: Mariner Books, 1935
FOUCAULT, Michel. Les mots et les choses: une archeologie des sciences humaines. Paris: Gallimard, 1965
GARCÍA LORCA, Federico. “La imagen poética de Don Luis de Góngora” in Obras completas. Madrid: Iberialiteratura, 2015
________________________ Obras completas. Madri: Iberialiteratura, 2015
GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Juiz de Fora: UFJF, 2005
HANSEN, João Adolfo. Barroco, Neobarroco. México: Destiempos, 2008
LEZAMA LIMA, José. La expresión americana. Havana: Letras cubanas, 1993
_________________. Paradiso. Havana: Letras cubanas, 2009
MARAVALL, José Antonio. La cultura del barroco. Madri: Ariel, 1975
PERNIOLA, Mario. Enigmas. Egípcio, Barroco e Neobarroco na Sociedade e na Arte. Chapecó: Argos, 2014
RAMA, Ángel. La ciudad letrada. Santiago: Tajamar, 2004
ROMERO, Sílvio. História da literatura brasileira 2. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980
SARDUY, Severo. Obras completas. Madri: Scipione, 1998
VERLAINE, Paul. Oeuvres completes. Paris: Arvensa, 2014