A CULTURA DE SI EM ÉDIPO EM COLONO: UMA ANÁLISE FOUCAULTIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/33n33id94069

Palavras-chave:

Cultura de si, Michel Foucault, Epiméleia heautoû, Sófocles, Édipo em Colono

Resumo

No bosque sagrado das Eumênides, situado em uma colina no distrito ateniense de Colono, Édipo se prepara para enfrentar seu destino final. Nesse processo, ele se utiliza dos princípios da tecnologia de si, conceito categorizado por Michel Foucault, e da epiméleia heautoû, termo cunhado por Platão em seu Primeiro Alcibíades. A peça Édipo em Colono (c 406 a.C.), última obra de Sófocles, redime o protagonista de suas transgressões e, por meio de sua transformação, antevê a futura supremacia de Atenas. Conforme observado por James Porter (2006), o interesse de Foucault pela cultura antiga é motivado pela busca dos mecanismos que possibilitam o pleno controle e a disciplina de si. Para Foucault, especialmente em sua obra A Hermenêutica do Sujeito (2002), o auge dessa cultura ocorreu durante o período helenístico até os séculos I e II da Era Comum, juntamente com o período socrático-platônico, que representou uma espécie de pré-história do cuidado de si. Por meio de um movimento de tessera, é possivel identificar aspectos da cultura de si na tragédia sofocleana, seja na preparação ritualística de Édipo para a morte, na argumentação em prol de sua inocência, ou na manifestação do Coro no quarto Estásimo, que preconiza a ascese e o comedimento. O presente artigo tem como objetivo examinar a recepção de Foucault aos clássicos e demonstrar como seus conceitos se manifestam na tragédia selecionada. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que se utiliza da metodologia genealógica para investigar as tensões nas relações entre sujeito e discurso. Inicialmente, o artigo contextualiza a cultura de si e, em seguida, apresenta informações a respeito da relação entre Sófocles e o culto aos heróis. Em sua terceira seção, examina trechos da peça, relacionando-os com o cuidado de si. Na quarta seção, é discutida a cultura de si no Primeiro Alcibíades de Platão e, na quinta seção, verifica-se a abordagem foucaultiana da mesma. Nas considerações finais, argumenta-se que são identificais aspectos da cultura de si sob a perspectiva foucaultiana na peça Édipo em Colono.

Referências

ANNAS, J. Self-knowledge in Early Plato. In: O’MEARA, D. J. Platonic investigations. Washington: Catholic University of America Press, 1985.

BURIAN, P. Suppliant and savior: Oedipus at Colonus. Phoenix, Durham, v. 28, n. 4, 1974, p. 408 - 429.

BURKERT, W. Religião grega na época Clássica e Arcaica. Tradução de M. J. Simões Loureiro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.

COULANGES, F. de. A cidade antiga. Tradução de Fernando de Aguiar. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

CURRIE, B. Sophocles and hero cult. In: ORMAND, K. A companion to Sophocles. Chichester: Blackwell Publishing, 2012.

DELEUZE, G; GUATTARRI, F. O anti-Édipo, capitalismo e esquizofrenia 1. Tradução de Joana Moraes Varela e Manuel Maria Carrilho. Lisboa: Assírio & Alvin, 2004.

DE MARZIO, D. M. The care of the self: Alcibiades I, Socratic teaching and ethics education. In: Journal of Education, Boston, v. 3, n. 187, 2006, p. 103 - 127.

DIAS, A. C. de S. P. Alcibíades primeiro de Platão: estudo e tradução. Dissertação (Mestrado em Letras Clássicas) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

DODDS, E. Os gregos e o irracional. Tradução de Paulo Domenech Oneto. São Paulo: Escuta, 2002.

ÉSQUILO. Coéforas. Estudo e tradução de Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 2004.

ÉSQUILO. Eumênides. Estudo e tradução de Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 2004.

EURÍPIDES. Bacas. Estudo e tradução de Jaa Torrano. São Paulo: Hucitec, 1995.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. Tradução de Marcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo, Martins Fontes, 2006.

FOUCAULT, M. O corpo utópico / As heterotopias. Tradução de Salma Tannus Muchail. São Paulo: N-1 Edições, 2013.

FOUCAULT, M. Dizer a verdade sobre si. Tradução de Salma Tannus Muchail. São Paulo: Ubu Editora, 2022.

HALL, E. Greek tragedy: Suffering under the sun. Oxford: Oxford University Press, 2010.

HOMERO. Ilíada. Tradução de Haroldo de Campos. São Paulo: Arx, 2002.

JOUANNA, J. Sophocles: A Study of His Theater in Its Political and Social Context. Translated by Steven Rendall. Princeton: Princeton University Press, 2022.

KNOX, B. The heroic temper, studies in Sophoclean tragedy. Berkeley: University

of California Press, 1983.

LEFKOWITZ, M. R. The lifes of the greek poets. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2012.

NORTWICK, T. V. Last Thing: Oedipus at Colonus and the End of Tragedy. In: ORMAND, K. A companion to Sophocles. Chichester: Blackwell Publishing, 2012.

PORTER, J. Foucault’s antiquity. In: MARTINDALE, C; THOMAS, R. The

classics uses of reception. Malden: Blackwell Publishing Ltd, 2006.

ROMILLY, J. Alcibíades ou os perigos da ambição. Tradução de Roberto Cortes

de Lacerda. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.

SCODEL, R. Sophocles’ biography. In: ORMAND, K. A companion to Sophocles. Chichester: Blackwell Publishing, 2012.

SEGAL, C. Tragedy and civilization: an interpretation of Sophocles. Norman: University of Oklahoma Press, 1999.

SOPHOCLES. Oedipus the King, Oedipus at Colonus, Antigone. With na English Translation by F. Storr. Edited by T. E. Page. London: The Loeb Classical Library, 1962.

SOPHOCLES. . Edipo a Colono. Introduzione e commento di Giulio Guidorizzi, testo critico a cura di Guido Avezzù, traduzioni di Giovanni Cerri. Milano: Arnoldo Mondadori Editore, 2011.

SOPHOCLES. . Édipo em Colono. Tradução do grego e prefácio de Donaldo Schüler. Porto Alegre: L&PM, 2019.

SOPHOCLES. . Édipo em Colono de Sófocles. Introdução e tradução de Trajano Vieira. São Paulo: Perspectiva, 2016.

WALLACE, N. O. “Oedipus at Colonus”: The Hero in His Collective Context. Pisa: Quaderni Urbinati Di Cultura Classica, v. 3, 1979, p. 39 - 52.

WILLIAMS, B. Shame and necessity. Berkeley: University of California Press, 1993.

Downloads

Publicado

2024-08-31

Edição

Seção

Dossiê Filosofia & Literatura