A crueldade pode ser piedosa? Considerações sobre o conceito de Piedosa Crueldade em O Príncipe de Maquiavel

Autores

Palavras-chave:

Maquiavel. Política. Crueldade. Religião. Piedosa.

Resumo

Apesar de a crueldade ser uma espécie de irracionalidade na condição humana, esse fenômeno, a crueldade, tem na literatura política, conforme o arcabouço teórico de autores como Maquiavel, um aspecto instrumental. Neste sentido, a crueldade atua em diferentes âmbitos, podendo ser tencionada em favor de objetivos que tenham consonância com razões políticas, convertendo algo que é reconhecidamente um mau em um meio para fins imprescindíveis. Todavia, mesmo um poderoso “mecanismo” de domínio como a crueldade pode elevar os seus efeitos quando relacionada a um, de certa maneira, contraditório fenômeno: a religião. No capítulo XXI de O Príncipe, O que convém a um príncipe para ser estimado, podemos evidenciar um exemplo singular dessa associação, entre a crueldade e a religião, a partir do agir político do rei espanhol Fernando de Aragão, “o rei católico”, contra os “marranos”. Trata-se de uma ação repleta do uso dos supracitados elementos, religião e a crueldade, em seu estágio mais elevado. Ao se servir “sempre da religião”, “para poder realizar maiores feitos”, Fernando de Aragão comete uma transgressão, mas que é nomeadamente piedosa, sendo, como o próprio oximoro indica: Piedosa Crueldade. A partir desse exemplo, adotamos como hipótese a possibilidade de que a crueldade pode ser justificada mediante a uma retórica religiosa, sendo, no interior da obra política de Maquiavel, considerada como piedosa. Na primeira parte da pesquisa, desenvolveremos, de forma geral, a temática da crueldade e da religião na obra política de Maquiavel, enquanto na segunda e última parte, relacionaremos a crueldade à religião e, assim, demonstraremos como essa associação, entre crueldade e a piedade (como um elemento da religião cristã), culmina na Piedosa Crueldade.

Biografia do Autor

Bruno da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2024). Atualmente é doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense, com bolsa CAPES. Membro do grupo de estudos Laboratório de Estudos Republicanos (LER-UFF). 

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Publicado

2024-12-31 — Atualizado em 2025-01-02

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